Brasília, 1/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - Á meia noite desta sexta-feira, o Brasil encerrará o fornecimento emergencial de energia para a vizinha, Argentina. A informação é do Ministério de Minas e Energia. Desde a uma da manhã de terça-feira, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está despachando energia para os argentinos.
De acordo com o ministério, a decisão foi tomada após reunião do governo brasileiro com representantes do governo argentino. O ministério informou ainda que a Argentina devolverá toda a energia emprestada pelo país no prazo de 45 dias. Os custos operacionais de transporte e encargos dessa energia vão ser pagos pelo governo argentino.
Nos últimos meses, o Brasil vêm negociando a exportação contínua de energia para a Argentina, que enfrenta problemas no fornecimento de energia. Na última terça-feira, a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, disse que o governo brasileiro tem intenção de ajudar o país vizinho, desde que não afete o abastecimento interno à população brasileira.
Segundo o ministério, o repasse contínuo de energia para a Argentina, durante este mês, deverá ser feito por usinas termelétricas, já que os reservatórios da região sul estão muito baixos. "Os preços e a quantidade de energia disponível estão sendo apurados e serão encaminhados para avaliação do governo argentino. Sendo a opção aceita, o fornecimento de energia será iniciado assim que estiverem consolidados os procedimentos comerciais e operativos", diz a nota divulgada pelo ministério.