Formação de policiais será por um sistema educacional unificado

12/03/2004 - 19h14

Brasília, 12/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, encerrou hoje o I Encontro Matriz Curricular Nacional , evento que reuniu profissionais de segurança pública de todo o país para discutir a proposta de unificação do treinamento das polícias brasileiras.

O objetivo do projeto é criar um sistema educacional único para a formação de todas as polícias e órgãos do sistema de segurança pública do Brasil. Luiz Fernando Côrrea afirmou que a Secretaria não busca a integração para resolver casos pontuais dentro da esfera de atribuição de cada uma das polícias

"Nossa preocupação é quando a ação de uma organização criminosa extrapola os limites de um estado. Isto exige uma atuação regional ou, até mesmo, nacional, o que torna necessária a colaboração de todas as polícias. Por isso, pretendemos padronizar procedimentos na área de inteligência e ações táticas", explicou.

Representantes da polícia britânica também participaram do encontro para discutir parcerias com o Ministério da Justiça. A cooperação pode resultar em cursos de treinamento e suporte financeiro e tecnológico em projetos do governo federal.

Luiz Fernando Corrêa afirmou que a Matriz Curricular Nacional das Polícias começar a funcionar nos próximos 30 dias.