Brasília, 6/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Casa Civil, José Dirceu, disse que o governo vai trabalhar para aumentar os investimentos públicos de R$ 12 bilhões previstos para 2004, atrair investimentos estrangeiros diretos e aumentar o investimento privado. "É por isso que estamos tomando todas essas medidas, não só de política industrial, inovação tecnológica, mas também com a regulamentação do setor elétrico e a nova lei de agências reguladoras. É um conjunto de medidas que vai além da política monetária e da política fiscal", afirmou.
Para ele, o país precisa de investimentos em infra-estrutura e o governo está criando condições. "Se vocês se debruçarem sobre Plano Plurianual (PPA) e sobre essa programação, vocês vão ver que os principais corredores de exportação, os sistemas ferroviários, os portos do país, rodovias do país importantes, como a Cuiabá/Santárem, e usinas hidrelétricas importantíssimas vão ser construidas no país. São 17 obras nesse momento", disse Dirceu.
A concentração do governo neste momento, na visão do ministro, está nas obras de infra-estrutura e os programas sociais das regiões, metropolitanos, saneamento, emprego, habitação, segurança pública, cultura. "O governo tomou uma decisão clara. Se concentrou em resolver os problemas institucionais, de política industrial, científico-tecnológica e aumentou os investimentos. O que nós estamos perseguindo em 2004 é aumentar o investimento privado nacional primeiro, externo e do próprio governo", concluiu.