Lessa desabafa e diz que é presidente do BNDES por convite exclusivo de Lula

17/12/2003 - 19h55

Rio, 17/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente do BNDES, Carlos Lessa, fez um desabafo durante a apresentação do desempenho do banco em 2003. "Eu sou presidente do BNDES por convite direto do presidente da República. Não sou presidente do BNDES por nenhuma articulação político- partidária ou nenhuma apresentação do meu nome por movimentos sociais. Fui convidado pelo presidente quando era reitor da UFRJ. O presidente me honrou fazendo um convite público para que os conselheiros da UFRJ me liberassem do meu compromisso como reitor."

Lessa revelou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva permitiu que compusesse a diretoria do banco conforme desejasse. A única exceção seria a sugestão feita pelo presidente da República, do economista Paul Singer, que acabou ocupando o cargo de secretário Nacional de Economia Solidária, do ministério do Trabalho.

Segundo Carlos Lessa existe na instituição uma diretoria coesa. "O presidente me honrou dando a oportunidade de compor uma diretoria onde me sinto perfeitamente representado. De tal maneira que o que eu disser é o que um diretor meu diz. Esse foi um fator decisivo para nós enfrentarmos o ano de 2003."

O presidente do BNDES disse que fazia questão de dar a declaração porque existem "uns insistentes desavisados que acham que é possível semear qualquer cizânea, isso é bom vernáculo, entre mim e meus colegas."

Lessa disse que tentaram fazer isso com o vice-presidente do Banco, Darc Costa, com quem tem uma relação de extrema confiança. "Faço questão de dizer isso. Quem quiser plantar qualquer suspeita e desavença ou desacordo está tentando semear em solo árido."