Brasília, 29/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - Mais de 26 milhões de pessoas participaram, neste sábado, da campanha de combate à dengue, em todo o país, no Dia D de combate à doença. Esses são os dados parciais divulgados pelo ministério da Saúde, com base nas informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde. Toda essa mobilização permitiu a visita de cerca de 4,4 milhões de casas e 17,8 mil escolas por agentes e voluntários que ensinaram como evitar o surgimento de focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
São atitudes simples como limpar os pratinhos dos vasos de plantas e enchê-los com areia, guardar pneus velhos em áreas cobertas que não permitam que acumulem água, tampar caixas d´água, colocar as garrafas de cabeça para baixo. Tudo para evitar o acúmulo de água parada, mesmo que em pequenas quantidades. Estas medidas devem ser adotadas durante o ano todo, em casa, no local de trabalho e na escola.
No Distrito Federal, o Dia D teve música, teatro e pula-pula para chamar a atenção dos moradores da Vila Estrutural. Crianças e adultos puderam ver de perto a larva e o mosquito que transmite a doença. Mais de mil pessoas, entre agentes e voluntários, foram mobilizados para visitarem casas e distribuírem material informativo.
Cerca de 50 crianças foram preparadas para ensinar aos moradores os cuidados básicos contra a dengue. Acompanhadas de agentes de saúde, elas foram mostrar o trabalho educativo que fizeram na vizinhança. Um dos agentes-mirins foi John Jefferson Alves, de 10 anos, que mostrou a um agente de saúde o que ensinou a sua mãe. "Eu pedi para ela limpar tudo. Tinha uma latinha, uma casca de ovo, um tambor que ela queima lixo que ela tampou para, na hora que chover, não criar o foco", contou John.
No Rio de Janeiro, oito municípios cancelaram as atividades por causa da forte chuva que caiu no estado causando alagamentos, deslizamentos e mortes. O dia de esforço concentrado transformou Recife em um grande evento animado por apresentações de frevo e maracatu. No parque 13 de Maio, no centro da cidade, alunos da rede municipal e o público em geral participaram de brincadeiras, oficinas de arte e concurso de maquetes sobre uma cidade saudável.
O ministério da Saúde investiu cerca de R$ 12 milhões na divulgação do Dia D deste ano. Os estados e municípios receberam um milhão de cartazes, 8,5 mil camisetas, 20 mil faixas, além de material para outdoors e anúncios em ônibus, chamando a população para as atividades de combate ao mosquito. Também estão sendo veiculados anúncios em televisão, rádio e jornal.
Este ano, foi registrada uma redução média de quase 62% no número de casos, comparado a 2002. Os locais que tiveram as maiores reduções de ocorrência da doença foram o Rio de Janeiro (96%), Distrito Federal (88%) e Pernambuco (80%). Em alguns estados, houve aumento no número de pessoas que tiveram dengue, como foi o caso do Amapá, Paraná e Ceará. Até agora, 42 pessoas morreram em conseqüência da dengue.