Rio, 29/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - O município de Duque de Caxias, na baixada fluminense, está em estado de emergência, de acordo com decreto assinado pelo prefeito José Zito dos Santos, em consequência das fortes chuvas das últimas horas no estado. De acordo com nota divulgada pela prefeitura, 19 escolas municipais, nos bairros de Gramacho, Cangulo, Saracuruna, Figueira, Campos Elíseos e Vila Maria Helena já estão acolhendo desabrigados. Não há, até agora, uma estimativa do número de vítimas das enchentes.
Além de Duque de Caxias, São João de Meriti e Belford Roxo são os municípios da baixada fluminense mais atingidos pela chuva, que deixou um saldo de sete mortos e centenas de desabrigados. O secretário estadual de Defesa Civil, Carlos Alberto de Carvalho, está percorrendo os municípios da região.
Em São João de Meriti, uma mulher morreu soterrada depois que um barranco desmoronou sobre a sua casa. Duas crianças e outras duas mulheres morreram em desabamentos de residências em Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Em Seropédica, onde a água chegou a atingir mais de um metro em alguns bairros, dois homens morreram eletrocutados. O Serviço Nacional de Meteorologia adianta que a chuva causada pela chegada de uma frente fria deve continuar pelo menos por 24 horas em algumas regiões do estado.