Brasília, 13/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - Cerca de 3.100 atletas com idades entre 12 e 18 anos, vindos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, estarão em Brasília para participar da sétima edição dos Jogos da Juventude. A abertura do evento, hoje, contou com as presenças do ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, do atual secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo, Lars Grael, além do secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Weber Magalhães, e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzmann.
A cerimônia foi realizada no Complexo Aquático Cláudio Coutinho, no Centro Poliesportivo Ayrton Senna, e teve apresentações dos atletas brasilienses de saltos ornamentais, César Castro, e de natação, Rebeca Gusmão. A nadadora foi medalha de bronze no revezamento 4x100m livre feminino e quebrou o recorde Sul-Americano nos 50m, nado livre, no último dia 9, durante o Campeonato Paulista Júnior-Sênior. Os dois foram os escolhidos para levar a tocha e pelo acendimento da pira.
O ministro Agnelo recebeu a medalha do Mérito Esportivo das mãos de Gláucia Heier de Souza e Caroline Hildebrandt, vencedoras da medalha de bronze no nado sincronizado nos jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. A dupla apresentou ainda uma coreografia inspirada no símbolo Yin e Yang, que, de acordo com a filosofia chinesa, representa o equilíbrio, onde dois elementos se completam e geram harmonia.
Durante seu discurso, o ministro dos Esportes ressaltou a importância dos Jogos da Juventude na revelação de novos talentos do esporte nacional. Os jogos ajudaram a revelar atletas como a ginasta Daniela Hipólito e seu irmão, Diego Hypólito. Durante os jogos serão disputadas onze modalidades, sendo quatro coletivas (basquete, pólo aquático, vôlei e handebol) e sete individuais (atletismo, ginástica artística, ginástica rítmica desportiva, judô, natação, nado sincronizado e tênis de mesa). As provas oficiais começam no amanhã.
Os atletas que alcançarem os três primeiros lugares de cada modalidade esportiva serão contemplados com troféus e medalhas. Já as delegações estarão concorrendo a dois prêmios, o troféu eficiência e o troféu disciplina. O primeiro será dado ao estado com o maior número de vitórias em todas as provas. O outro premiará a delegação com melhor atitude durante as competições. Nessa avaliação entra até o comportamento dos atletas de cada estado dentro do hotel onde estão hospedados.
Brasília foi escolhida para ser a sede dos jogos a menos de um mês para o ínício da competição. Weber Magalhães, que assumiu a secretaria no fim de outubro, falou sobre as dificuldades que enfrentou para possibilitar a realização do evento na capital. Os problemas variavam desde a falta de estrutura para receber a grande quantidade de pessoas, à falta de lugar onde as provas deveriam ser realizadas.
Cerca de quatro mil pessoas, entre atletas, professores e técnicos, vindas em 60 ônibus, aproximadamente, ocuparam 14 hotéis da cidade. As provas serão realizadas em mais de 20 instalações, mas, até à tarde de hoje, duas modalidades esportivas ainda não possuíam local definido: basquete e handebol. Para evitar esse tipo de problema, o ministro Agnelo disse que a escolha da cidade para sediar a próxima edição dos Jogos da Juventude e o calendário para o próximo ano já está em discussão.