Brasília, 13/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido no Palácio do Planalto com oito ministros para discutir a posição que o Brasil levará à reunião ministerial da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), em Miami (EUA), na semana que vem. Participam da reunião os ministros José Dirceu (Casa Civil), Antônio Palocci (Fazenda), Celso Amorim (Relações Exteriores), Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento), Roberto Rodrigues (Agricultura), Guido Mantega (Planejamento), Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência), e Luiz Gushiken (Secretaria de Comunicação de Governo), e o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.
Na semana passada, o chanceler Celso Amorim sinalizou que aceita deixar para a Organização Mundial do Comércio (OMC) as decisões sobre o principal entrave ao ingresso do Brasil na Alca: os subsídios aos produtos agrícolas. Em reunião com o representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Zoellick, em Washington, também aceitou deixar para a OMC as negociações sobre a política antidumping dos EUA. Em contrapartida, o Brasil também quer deixar para o âmbito da Organização a definição de regras para investimentos e propriedade intelectual.
A expectativa do governo brasileiro é que, daqui para frente, as negociações para a criação da Alca avancem cada vez mais - especialmente depois que o Brasil consegui negociar diretamente com os EUA na semana passada.
Gabriela Guerreiro e Nelson Motta