Lula embarca de volta ao Brasil

24/10/2003 - 18h04

Brasília, 24/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - Depois de cumprir uma intensa agenda de trabalho em Oviedo, na Espanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou, há pouco, de volta ao Brasil. O presidente ficou cerca de 12 horas na cidade do norte espanhol, mas a maratona de atividades foi suficiente para deixar a comitiva presidencial cansada. De manhã, logo depois de desembarcar em Oviedo, o presidente foi visitar o Parlamento do Principado de Astúrias, onde recebeu uma homenagem.

Após a visita, pausa para foto oficial, almoço e conversas com vários empresários estrangeiros que querem aumentar os investimentos no Brasil. As audiências informais levaram grande parte da tarde. No fim do dia, o presidente abriu espaço para atender a um pedido do líder do Partido Comunista Operário Espanhol, José Luiz Zapatero. Lula se encontrou com Zapatero em meio aos vários encontros que manteve no Hotel Reconquista, onde foi realizada parte das cerimônias do Prêmio Príncipe de Astúrias.

No início da noite de Oviedo, o momento mais esperado. O presidente foi ao Teatro Campoamor, no centro da cidade espanhola, para receber o Prêmio Príncipe de Astúrias na categoria Cooperação Internacional. Em discurso para uma platéia calculada em mais de 1.500 pessoas, o presidente fez uma ampla defesa do combate à fome e às desigualdades sociais. Ele voltou a defender, também, a reestruturação das Nações Unidas.

Mesmo depois de tantos compromissos, o presidente ainda mostrou disposição para cumprimentar brasileiros que aguardavam sua saída do teatro. Com faixas nas mãos escritas em espanhol, os brasileiros que vivem na Espanha saudaram Lula como um "presidente legal". A paulista Isabel Cristina Pereira, que há 10 anos mora na Espanha, disse que nunca imaginou chegar tão perto do presidente brasileiro. "Eu nem sequer pensava que ele pudesse chegar perto da gente, porque, perto dele, eu sou muito pequena. Mas se o Lula me levasse na mala, eu ia até na roda do avião de volta ao Brasil", garantiu.

Isabel Cristina estava acompanhada da amiga baiana Tiana Pereira. As duas vieram para a Espanha tentar uma vida melhor, acabaram casando, e querem voltar ao Brasil em companhia da nova família. Elas não esconderam que a acolhida do presidente Lula foi um estímulo a mais para voltar ao Brasil agora. "Eu disse para o Lula que ele era um campeão. Ele saiu do meio do povo e é o nosso presidente", resumiu Isabel Pereira.

Lula desembarca em São Bernando do Campo amanhã de manhã, acompanhado dos ministros José Dirceu (Casa Civil) e dos governadores Tião Viana (Acre), Wellington Dias (Piauí) e Flamarion Portela (Rondônia). O presidente fica em sua residência em São Bernardo até a próxima terça-feira (28). Na segunda-feira (27), Lula comemora seu aniversário em companhia de familiares. E também participa da abertura do 22o. Congresso da Internacional Socialista, em São Paulo. A entidade reúne cerca de 50 partidos de esquerda de todo o mundo.