Brasília, 17/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - O primeiro Seminário Internacional da Agricultura Familiar e Negociações Internacionais será realizado nesta semana, entre os dias 20 e 22 de agosto, no Palácio Itamaraty, em Brasília. No evento, serão discutidas estratégias comuns para o fortalecimento da agricultura familiar na América Latina e Caribe, África e Ásia. Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, a iniciativa se constituirá em um marco, já que, pela primeira vez, os interesses da agricultura familiar serão levados às mesas de negociações internacionais.
Entre os principais pontos a serem debatidos estão a soberania e segurança alimentar das nações mais pobres, o combate aos subsídios agrícolas concedidos, principalmente, por Japão, Estados Unidos e países da Europa e o protecionismo das grandes nações. "Temos de superar o brutal processo de subsídio das exportações agrícolas internacionais que desorganiza, distorce e destrói as economias agrícolas nacionais, e garantir aos nossos agricultores espaços em mercados geradores de renda e divisas para o nosso País", afirmou Rossetto.
Além das presenças de Miguel Rosseto e do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues, o seminário contará com a presença de vários representantes de movimentos sociais de vários países, assim como os ministros da Agricultura do México e da Venezuela. "É um momento importante e muito rico de troca de experiências e um espaço positivo para a constituição de uma estratégia comum para a superação desses problemas e a movimentação dos nossos países no espaço internacional", ressaltou Miguel Rosseto.