Curitiba, 17/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - Com respeito às informações publicadas pela imprensa sobre a presença do General Lino Oviedo na solenidade de descida do estator da Unidade 9A, da Usina de Itaipu, realizada ontem(16), a diretoria da Itaipu Binacional divulgou agora há pouco nota oficial esclarecendo que o militar e político paraguaio exilado no Brasil, Lino Oviedo, não foi convidado pelo cerimonial da Margem Esquerda (Brasil) da Itaipu Binacional.
Diz a nota que "de forma fraudulenta, possivelmente obtida por "amigos" brasileiros, Oviedo conseguiu credencial, burlando a segurança e o cerimonial, usando os ônibus que transportaram os convidados entre o Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu (Margem brasileira) e o local da solenidade".
A diretoria de Itaipu lamenta a presença do militar exilado "e a forma como agiram maus brasileiros que auxiliaram o general a alcançar o local da solenidade, onde sua presença provocou constrangimentos. Entretanto, conclui a nota, a presença de Oviedo "não empanou a solenidade".