Curitiba, 29/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O governo do Paraná vai colocar a geração excedente de energia da Copel à disposição do "pool" enérgetico nacional, proposto pelo MInistério de Minas e Energia. O governador Roberto Requião informou que a proposta será apresentada amanhã (30) à ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, em Brasília.
O presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa, que esteve hoje(29) em Curitiba, declarou que a proposta do governador será amplamente discutida e analisada pelo ministério. "Todas as opiniões e todas as interpretações têm que ser levadas em conta. Acho justo que o governo federal e o governo do Paraná discutam para chegar a um consenso", afirmou.
Pinguelli disse que o sistema energético brasileiro pode vir a ser tão sólido quanto a Copel e afirmou que o governo federal tem promovido uma discussão bastante ampla sobre a criação do "pool" com todos os governadores, investidores privados e sociedade em geral. Ele explicou que o governo está buscando o caminho da renegociação dos contratos que não são considerados convenientes.