Rio, 28/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O traficante Márcio Amaro de Oliveira, 33 anos, o Marcinho VP, do morro Dona Marta, em Botafogo, zona sul, foi morto por estrangulamento durante o banho de sol no presídio de segurança máxima Bangu III. O principal suspeito do crime é Ronaldo Pinto Lima e Silva, 31 anos, o Ronaldo Tabajara, da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, seu inimigo. O corpo foi encontrado dentro de um latão de lixo no corredor da galeria A-3, onde Marcinho VP dividia espaço com outros 57 detentos.
O delegado Marcos Castro, da delegacia de Bangu, responsável pelas investigações, ainda está no interior do presídio levantando dados sobre o crime.
Márcio Amaro de Oliveira ficou conhecido em 1996, quando o cineasta norte-americano Spike Lee foi ao morro Dona Marta gravar um clipe do cantor Michael Jackson e conseguiu autorização do traficante para que as filmagens ocorressem sem problemas. Marcinho VP após as gravações, deu longa entrevista a três jornais do Rio. Foi preso pela polícia logo depois, após um cerco ao morro determinado pelo então governador Marcello Alencar.