pauta

15/07/2003 - 21h38

Brasília, 15/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O economista Marcos Lisboa, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, o diretor financeiro da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, os deputados José Pimentel, relator da Reforma da Previdência e Virgílio Guimarães, relator da Reforma Tributária são algumas das personalidades já confirmadas para o VIII Encontro Regional de Economia e o Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, que se iniciam nesta quinta (17) e se estendem até o final da tarde de sexta-feira, no Centro de Treinamento do BNB.

A iniciativa é do Banco do Nordeste e da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC), cujo objetivo é mobilizar a comunidade acadêmica em torno de questões relevantes para o desenvolvimento regional e do País. Dela participam cerca de 1.000 pessoas entre economistas, autoridades, pesquisadores, estudantes e técnicos de diversos Estados e órgãos oficiais, distribuídos nos auditórios de Fortaleza e das principais capitais nordestinas para onde os trabalhos serão, em parte, transmitidos pelo sistema de videoconferência.

O painel principal do Fórum, na sexta-feira pela manhã, foi reservado às discussões acerca das propostas de reforma constitucional do Governo para as áreas tributária e de previdência social. Entre os debatedores encontram-se os deputados José Pimentel (PT-CE) e Virgílio Guimarães (PT-MG), e os professores Ricardo Varsano, do IPEA, e Flávio Ataliba, da Universidade Federal do Ceará (CAEN).

A realização do Fórum e do VIII Encontro Regional de Economia inserem-se nas comemorações do 51º aniversário de fundação do BNB.

Políticas econômicas

Amanhã, 17, na sessão especial de abertura, as discussões vão girar em torno do tema "Nordeste e Políticas Econômicas", sob a coordenação do professor Francisco Ramos, secretário-executivo da ANPEC. Os expositores serão os economistas Marcos Lisboa, secretário de Políticas Econômicas do Ministério da Fazenda, e Sérgio Gabrielli, diretor financeiro da Petrobrás.

Na parte da tarde, além das sessões simultâneas sobre economia regional, microeconomia, economia do meio ambiente e métodos quantitativos, está previsto também um painel sobre "arranjos produtivos e política industrial", com a participação dos especialistas José Eduardo Cassiolato, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fernando Puga, do BNDES, Enna Oliveira Colnago, do Ministério do Desenvolvimento, e Gustavo Morelli, do Sebrae.

A questão da inserção regional nas políticas nacionais de desenvolvimento será discutida no final, sexta-feira, com intervenções do presidente do BNB, Roberto Smith, do professor Werner Baer, da Universidade de Illinois (EUA), e de dirigentes do BASA e do BNDES.