MEC e Ministério da Cultura discutem parcerias

15/07/2003 - 17h25

Brasília, 15/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os ministros Cristóvam Buarque, da Educação, e Juca Ferreira, interino da Cultura, querem desenvolver um trabalho integrado. Eles têm a mesma opinião sobre a separação da educação e cultura - "a educação ficou empobrecida sem a cultura, que perdeu o sentido sem a educação", afirmam. Cristóvam recebeu hoje a visita de Juca Ferreira, acompanhado pelo secretário de Audiovisual do Minc, Orlando Senna, e do chefe de gabinete da secretaria, Leopoldo Nunes. Ferreira disse que a visita foi mais um passo na recuperação da intimidade entre os dois sistemas.

O estabelecimento de um trabalho conjunto, que dê a possibilidade de explorar ao máximo essa proximidade, vem sendo discutido nos últimos dias pelos dois ministérios. Na pauta de discussão estão o papel da TV Escola; o ensino da linguagem audiovisual nas escolas de 1º, 2º e 3º graus; a criação de cinefóruns nas universidades e escolas públicas; a integração da rede pública dos canais de televisão; a melhoria da qualidade do ensino de cinema no Brasil; a gestão dos museus; e a área do patrimônio histórico.

"Educar é passar cultura", disse Cristovam Buarque. "A educação precisa reforçar sua dimensão cultural", afirmou Juca Ferreira. As declarações reforçam o interesse de colaboração entre os dois ministérios. Cristovam Buarque gostou das idéias apresentadas pelos três representantes do Minc, mas disse que muitos dos projetos devem ser desenvolvidos dentro de outros temas culturais, como a dança, o teatro e o circo.

O assessor especial do MEC, Carlos Alberto Xavier, e o diretor do TV Escola, Jean-Claude Frajmund, presentes à audiência, informaram que a ampliação do Terceiro Tempo nas Escolas em várias cidades do país; o programa de pós-graduação responsável pela formação de artistas, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); o videoleitura; e o desenvolvimento de trabalhos com departamentos artísticos e de cinema das universidades foram algumas das áreas identificadas como interfaces positivas e promissoras das duas áreas.

Amanhã, 16, técnicos dos dois ministérios se reúnem para discutir a nova produção da TV Escola. Até o final da semana, deve ser realizada nova reunião para definir as ações que serão desenvolvidas pelos dois órgãos.