Lula destaca o importante papel da Espanha como segundo maior investidor no Brasil

15/07/2003 - 18h26

Brasília, 15/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Madri, 15 (Agência Brasil – Abr) – No discurso proferido no jantar desta noite, oferecido pelo Rei Juan Carlos I e a Rainha Sofia, no Palácio Real, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacou o importante papel das empresas espanholas no país que criou um novo e importante fator de aproximação entre Brasil e Espanha. "Os expressivos investimentos também fortaleceram ainda mais a integração entre o Brasil e o Mercosul", afirmou. A Espanha é o segundo país com o maior volume de investimentos no Brasil, perdendo somente para os EUA.

Segundo, Lula, os dois governos compartilham interesses nos planos político e cultural. "Há uma convergência de interesses que se realiza também com uma crescente presença da iniciativa privada, das instituições acadêmicas e de ensino e das organizações sociais de ambos países", disse o presidente.

"Os laços entre nossos dois Governos vão além dos limites de uma relação estritamente bilateral. Influencia as negociações dentro dos respectivos blocos regionais que integramos", disse Lula para explicar que a Espanha atua nos foros da União Européia e o Brasil negocia com seus sócios regionais no Mercosul e na consolidação de um bloco sul-americano.

Lula lembrou que é firme o propósito do seu governo em atender as legítimas aspirações do povo brasileiro por melhores condições de vida. "Por essa razão, a ação diplomática do Brasil orienta-se por uma forte visão humanista. Serve de instrumento de defesa dos valores universais, do desenvolvimento nacional e da inclusão social. Reflete o desejo de mudança expresso pela sociedade brasileira. A política externa de meu governo colocará nosso projeto nacional em diálogo aberto e democrático com as demais nações do planeta", concluiu.