Líder sindicalista pedirá a Lula que o acordo entre UE e Mercosul inclua participação da sociedade

15/07/2003 - 14h35

Madri, 15/7/2003 (Agência Brasil - ABr/Europa Press) - O secretário geral da Confederação do Sindicato dos Trabalhadores da Espanha (CC.OO), José Maria Fidalgo, discuti hoje com presidente Luiz Inácio Lula da Silva a possibilidade de realizar um acordo entre a União Européia (UE) e Mercosul, que considere a participação de organizações de agentes sociais, como os sindicatos, nas decisões dos blocos. Esse é uma reivindicação do Sindicato da Confederação Européia (CES) e a Coordenação Central dos Sindicatos do Mercosul.

Fidalgo, junto com o secretário geral da organização espanhola União Geral de Trabalhadores (UGT), Candido Mendes, se reunem, nesta tarde, com o presidente brasileiro, no Palácio El Pardo. Segundo CC.OO, no encontro, serão discutidos projetos de interesses comuns.

Na opinião da CC.OO, o atual governo brasileiro tem sido de grande importância para o Brasil, América Latina e para o mundo devido a sua contribuição para a construção de uma nova ordem política e econômica internacional mais justa. Com isso, a organização dirigida por Fidalgo afirma compartilhar a prioridade do governo brasileiro, de acabar coma fome, pobreza e a desigualdade extrema.

A Confederação manifesta seu apoio ao projeto de Lula, que fortalece e democratiza as instituições multilaterais, políticas e econômicas como as Nações Unidas e Organização Mundial do Comércio para alcançar o pluralismo e a solidariedade nas relações internacionais.

As informações são da Europa Press.