Integração do Mercosul com União Européia é prioridade para chanceler espanhola

15/07/2003 - 12h58

Madri, 15/07/2003 ( Agência Brasil - ABr ) – "A integração do Mercosul com a União Européia é uma das nossas prioridades e para isso estamos em plena negociação", afirmou hoje Ana Palácio, Ministra das Relações Exteriores da Espanha em encontro com seu homólogo brasileiro, o ministro Celso Amorim. Ambos concordam que as negociações das relações comerciais entre os dois blocos têm de avançar num sentido político, não ficando contida somente em detalhes técnicos.

Para o Ministro Celso Amorim, a União Européia deu um passo importante, com a reforma da Política Agrícola Comum (PAC). "Nós sabemos que a União Européia tem uma certa margem para negociar acesso ao mercado. Queremos que a UE leve em consideração os interesses dos países do Mercosul. Isso não só fortalece o nosso comércio, mas fortalece também os laços políticos", esclareceu Amorim.

"O Brasil sempre contou com a Espanha, como aliado de primeira hora, no esforço que o governo brasileiro vem fazendo para manter as relações comerciais com o mundo equilibrada", destacou Celso Amorim. Palácio deixou claro que as relações bilaterais entre Brasil e Espanha são excelentes em todos os sentidos. "A Espanha é o segundo maior investidor no Brasil, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Não existem conflitos nas relações entres nossos países.

Amorim defende um combate enérgico ao terrorismo respeitando os preceitos dos direito internacional. "Quanto mais nós conseguirmos combater o terrorismo, com base nos instrumentos, multilaterais, sobretudo o das Nações Unidas, mais efetivos nós seremos. Não só a curto, mas a longo prazo, por que o resultado tem que ser durador", completou Celso Amorim.

"Não podemos fechar os olhos para o fato de que o caldo de cultura em que o terrorismo se desenvolve, tais como a pobreza, a miséria, a fome, a ignorância, têm de ser combatidos. Se assim continuar, a cada batalha vencida, outra aparecerá na frente", concluiu.