Empresas ligadas à Câmara de Comércio Americana estão engajadas na negociação da Alca

15/07/2003 - 18h17

Rio,15/7/2003 (Agência Brasil - ABr) – O presidente da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, Joel Korn, afirmou hoje que as empresas filiadas à entidade estão engajadas no processo de negociação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) "que reflita a inserção cada vez maior do Brasil no mercado americano, tanto sob a ótica do comércio quanto dos investimentos".

Segundo ele, o Brasil deve prosseguir buscando novas oportunidades no mercado externo, o que envolve não só os Estados Unidos, como países onde existem boas perspectivas de negócios. Korn disse que mesmo setores brasileiros que enfrentam restrições de acesso ao mercado americano, como o siderúrgico e o agribusiness, já têm investimentos nos EUA, o que é um fato positivo.

Ele acrescentou que uma discussão em torno da integração dos mercados das Américas permitirá ao Brasil e aos EUA negociarem acordos de maior maturidade que envolvam áreas de interesse recíproco.

"É inconcebível não termos uma relação cada vez mais intensa e uma agenda construtiva que busque o fortalecimento desse relacionamento", afirmou Korn.

O presidente da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro afirmou que os Estados Unidos são um importante parceiro do Brasil, representando o maior volume de investimentos externos no país e o maior mercado de exportação dos produtos brasileiros. Em 2002, os EUA responderam por 25% das exportações brasileiras.

"O caminho é o diálogo e o entendimento e devemos perseguir uma negociação que reflita os interesses do Brasil, com equilíbrio", avaliou Joel Korn.