China pede à Coréia do Norte reinício de negociações sobre programa nuclear

15/07/2003 - 15h12

15/7/2003 (Agência Brasil - ABr/Lusa) -A China solicitou, nesta terça-feira, à Coréia do Norte o reinício das negociações sobre o programa nuclear de Pyongyang por considerar que estas se revestem de uma "importância capital para a paz e a estabilidade na península coreana".

A China espera que todas as partes continuem empenhadas na busca de uma solução pacífica, na manutenção da paz e na estabilidade na península coreana, bem como no reinício rápido das negociações de Pequim, afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Kong Quan. Pyongyang anunciou em Dezembro que iria reiniciar o seu programa nuclear e retirar-se do Tratado de Não-Proliferação (TNP).

Na segunda-feira, um enviado do presidente chinês, Hu Jintao, pediu insistentemente ao líder norte-coreano, Kim Jong Il, que aceite as conversações propostas pelos EUA para resolver a crise que já dura nove meses.

A China também disse que as preocupações com segurança de Pyongyang, que teme um ataque dos EUA, são "racionais" e devem ser resolvidas. O comentário parece ser parte de um esforço para obter um compromisso entre Washington e Pyongyang.