Alemanha transfere ao Brasil tecnologia de certificação do biodiesel

15/07/2003 - 16h48

Rio,15/7/2003 (Agência Brasil - ABr) – A Faculdade de Ciências Aplicadas de Meinhein, Alemanha, vai transferir ao Brasil a tecnologia usada na certificação do biodiesel alemão. Acordo nesse sentido foi assinado, hoje, pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Fernando Peregrino, ao participar, na Alemanha, do Simpósio de Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Universidade de Tubingen.

Pioneiro na utilização do biodiesel, o país conta com mais de 100 mil veículos abastecidos com o combustível limpo e renovável. Peregrino apresentou, no evento, as etapas do Programa RioBiodiesel, que possibilitará ao governo do estado iniciar a produção do óleo, com o plantio de oleaginosas, seu processamento até a comercialização. O programa pretende gerar, nos próximos quatro anos, 45 mil empregos no campo, ocupando 15 mil hectares plantados no interior.

O secretário disse ainda que o Simpósio 2005 de Desenvolvimento Sustentável será realizado no Rio de Janeiro. Amanhã (16), ele participa do Seminário sobre Biodiesel, em Meinhein. O mesmo evento será realizado em 2004, no Rio.