Lula pede a Blair financiamentos para projetos de infraestrutura para países em desenvolvimento

13/07/2003 - 19h19

Londres, 13/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O porta-voz da Presidência da República, André Singer, informou que durante o encontro entre Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro britânico Tony Blair, três temas foram discutidos. Um deles foi a necessidade do desenvolvimento dos países emergentes com o auxílio dos países desenvolvidos.

Segundo o porta-voz, Lula disse que considera importante que os países como o Reino Unido considerem a possibilidade de fazerem aportes de recursos para os obras de infraestrutura nos países em desenvolvimento, principalmente no Mercosul. Esses financiamentos, segundo Lula, seriam "investimentos e não doação essenciais para promover a integração promover o desenvolvimento na região". Blair disse que estudaria a proposta.

Eles também discutiram a necessidade da ONU em recuperar sua representatividade. Lula destacou o interesse do Brasil em conquistar uma vaga como membro permanente do Conselho de Segurança, idéia que foi recebida com simpatia pelo primeiro-ministro britânico.

Lula tocou também nas questões relacionadas as negociações do Mercosul com os países europeus, descrevendo os esforços o seu governo tem feito pela integração da América do Sul. Segundo Singer, umas das preocupações do presidente brasileiro é que a União Européia mude a política de subsídios agrícolas.

Singer informou que Blair garantiu a Lula que o governo Britânico vem pressionando uma decisão para aprovar a flexibilização dos subsídios, de modo que, países da América do Sul, melhorem suas possibilidades de comércio.