Diretório Nacional do PT conclui que o governo obteve êxito na gestão econômica

13/07/2003 - 17h57

São Paulo, 13/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Em resolução aprovada hoje o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) concluiu que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva obteve êxito no que se refere à gestão da política macroeconômica, nos seis primeiros meses. A partir de agora, segundo o presidente do partido, José Genoíno, "haverá condições para a execução de programas sociais e a geração de empregos".

O Diretório Nacional defende a urgência na coordenação, execução e ampliação das políticas públicas nas áreas sociais, na reforma agrária com a implementação de ações que diminuam os conflitos no campo, além do combate ao crime organizado e à violência.

No tema que trata da Previdência, Genoíno reiterou que a resolução foi aprovada ontem sem alteração dos pontos principais, também defendidos pelo Governo, como a cobrança de contribuição previdenciária dos servidores inativos, regime universal de aposentadoria com teto e piso definidos e previdência complementar fechada, que constam na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº40. A novidade é que o diretório aprovou a taxação dos inativos, disse Genoíno.

Foi definido que a Executiva e a bancada deverão discutir os pontos que serão negociados no Congresso. Entre esses pontos estão as emendas que tratam da média de cálculo dos benefícios e da transição para a integralidade da aposentadoria dos atuais servidores. Para os novos servidores o diretório não defende a paridade e a integralidade na aposentadoria. "Mas esses pontos não foram votados na reunião, e caberá à Executiva e a bancada definirem a posição do partido", ressaltou. Segundo Genoíno, na discussão da reforma tributária houve um consenso dos membros do diretório - "não teve questões polêmicas". O presidente do PT informou que, durante os dois dias de reunião os pontos mais polêmicos foram sobre a reforma previdenciária. Entretanto, "o processo normal de debate foi mantido".

Na avaliação do diretório, a resolução aprovada é "consistente do ponto de vista do diagnóstico" e traz com clareza os pontos centrais defendidos pelo PT e que irão servir de sugestão para o Governo. "Temos que dar destaque para os programas e iniciativas na área social mais afinados com o programa de mudança do partido", declarou Genoíno.