IGP-DI de junho sinaliza tendência de enfraquecimento da inflação

09/07/2003 - 21h22

Rio, 9/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O coordenador de Análises Econômicas do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas, Salomão Quadros disse que o resultado do IGP-DI de junho indica uma tendência de enfraquecimento da deflação que ocorreu em dois meses consecutivos. Ele explicou que, na análise dos componentes do índice, os produtos no atacado, apesar de registrarem queda, mostram desaceleração e as matérias primas
agrícolas começaram a ter elevação de preços. Os preços de Bens de Consumo ampliaram a queda de maio (-1,06%) para junho (-1,57%). Já os Bens de Produção registraram em junho queda de -0,95%, enquanto no mês anterior ficou em -2,00%.

O economista destacou que no varejo, o índice ainda registra deflação nos preços dos alimentos
(-0,80%) e dos combustíveis e lubrificantes (-5,43%), embora segundo Salomão Quadros, haja produtos que continuem a apresentar elevação. "A deflação no varejo não é generalizada. Está havendo uma tendência de desaceleração, que não é por igual".

No Índice da Construção Civil, a mão-de-obra apresentou elevação inferior. Em maio foi 5,14% e em junho 1,84%. A redução é um reflexo do impacto menor dos dissídios em Porto Alegre e no Distrito Federal, ao contrário do dissídio de São Paulo no mês anterior.