PT em Lisboa entregará a Lula dossiê com denúncias de discriminação a brasileiros em Portugal

09/07/2003 - 12h24

Lisboa, 9/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Um dossiê com denúncias de ações discriminatórias do governo e da polícia portuguesa será entregue ao presidente Luis Inacio Lula da Silva pelo Núcleo do PT em Lisboa. Durante encontro de meia hora, marcado para sexta-feira(12), no Hotel em que o Lula ficará hospedado, dez membros do Núcleo vão relatar ao presidente, alguns exemplos que ilustram a situação e atual da discriminação e violência que os brasileiros enfrentam em Portugal.

Manuel Pereira Andrade, um dos diretores do Núcleo, disse que as ações discriminatórias vão desde impedimentos de abrir crediário nas lojas até às freqüentes invasões a domicílios dos imigrantes. " A nossa companheira do Núcleo, Priscila Almeida teve a sua casa invadida pelas autoridades portuguesas, sem nenhum motivo", conta Andrade. Com mandado judicial ou sem ele, policiais abusam da autoridade entrando nas casas de estrangeiros que vivem em Portugal.

O Núcleo do PT vai pedir ao presidente Lula que se faça um recadastramento contínuo dos imigrantes que vivem no exterior. " Nós brasileiros temos um período muito limitado para nos recadastrar e garantir o direito de voto em eleições brasileiras. Com a implantação de um orgão que possa nos orientar, ganharemos tempo e poderemos adiantar