Polícia Federal inicia operação de combate à biopirataria

09/07/2003 - 18h36

Brasília, 9/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Polícia Federal iniciou hoje a Operação Drake I, de combate à biopirataria e ao tráfico internacional de espécies silvestres. A operação está sendo realizada no Amazonas, Amapá, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo e no Distrito Federal.

A Drake I é a primeira ação do Projeto Drake. O projeto é um conjunto de operações de repressão ao tráfico de animais silvestres, com campanhas educativas e treinamento e especialização de policiais. A idéia é disseminar e gerar conhecimento sobre o combate à biopirataria e ao tráfico internacional de espécies da fauna e flora que, estima-se, movimenta valores superiores a US$ 1 bilhão no país.

O Brasil é um dos alvos preferidos pelos biopiratas e traficantes, devido à grande variedade de espécies encontradas em nossas florestas tropicais, as maiores do mundo. O material extraído dos organismos vegetais ou animais contrabandeados é levado para laboratórios estrangeiros, onde é isolado e patenteado para fins medicinais, genéticos ou comerciais. Muitos destes elementos são retirados de espécies ainda desconhecidas pelo homem, mas que fazem parte de nossa biodiversidade, patrimônio do país.

Os traficantes transportam os animais em tubos de PVC, malas e outros esconderijos e as péssimas condições do transporte provocam a morte de boa parte das espécies durante a viagem.