Paz no campo garante boas notícias para progresso coletivo do país, diz Roberto Rodrigues

09/07/2003 - 15h25

Brasília, 9/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Com paz e tranquilidade no campo, a agricultura continuará trazendo sucesso e boas notícias para o progresso coletivo do país. A afirmação foi feita pelo ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, ao depor na Comissão de Relações Exteriores do Senado, hoje de manhã, atendendo a convite dos senadores da bancada governista.

De acodo com Rodrigues, o Brasil pode "explodir" na produção agropecuária, desde que haja "juízo e paz". "Vamos voar para o primeiro mundo mais depressa do que muitos imaginam, nas asas do agronegócio", ressaltou o ministro, acrescentando que o governo conduzirá o processo de reforma agrária rigorosamente dentro da lei para que o setor continue dando respostas concretas de progresso e crescimento.

Rodrigues disse que acata a proposta da oposição de se criar uma CPI para investigar os problemas do campo, desde que os trabalhos não se concentrem apenas na ação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra. "A visão de uma CPi não deve ficar focada apenas no MST, mas em todos os problemas do campo", afirmou o ministro. Ele defendeu a criação de um fundo privado de desenvolvimento tecnológico para financiar a pesquisa agropecuária no país, se comprometeu a erradicar a febre aftosa no Brasil até o final do governo e a regulamentar o seguro rural o mais rápido possível.

Segundo o ministro, se cada produtor de soja, por exemplo, destinar R$ 0,50, por tonelada produzida, a esse fundo de desenvolvimento, será possível captar mais de R$ 6 milhões para financiar a pesquisa da própria soja. Ele também ressaltou que o país precisa investir na fabricação de biocombustível, que será a principal produto primário do futuro. "Temos que aproveitar o momento para captar novos mercados nesta área", afirmou.