Núcleo do IPC-DI registra 0,74%. O índice geral, - 0,16%

09/07/2003 - 18h42

Rio de Janeiro, 9/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor -Disponibilidade Interna (IPC-DI) registrou uma elevação de 0,74%. Ele é calculado descontando o peso de 20% dos produtos que tiveram maiores altas e 20% com menores baixas. Para o coordenador de Análises Econômicas do Instituto Brasileiro de Economia(IBRE) da Fundação Getúlio Vargas, Salomão Quadros, a diferença registrada entre o núcleo e o índice cheio do IPC-DI (-0,16%), em junho, significa que não há comportamento generalizado na variação de preços dos produtos pesquisados.

"No núcleo de inflação que nós calculamos, excluindo variações exageradas tanto para um lado quanto para outro, o resultado ainda deu positivo, mostrando que ainda há diversos produtos que estão com variação de 1 ou 2 % ao mês.

Quando se tem a inflação subindo violentamente ou despencando como está acontecendo agora, isso significa que pode ter alguns produtos que estão caindo muito, mas esse não é o comportamento geral."

Salomão Quadros explicou, ainda, que os produtos que fazem parte do núcleo mostram também a parte do índice que seria mais sensível à política monetária do governo. "É um índice que é útil para a condução da política monetária", concluiu.