Ministro propõe criação de fundo privado para estimular pesquisa agropecuária

09/07/2003 - 18h30

Brasília, 9/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, está propondo à iniciativa privada a criação de um fundo para estimular a pesquisa agropecuária. O anúncio foi feito hoje durante reunião com os senadores da base política do governo, na Comissão de Relações Exteriores. Ele informou que os recursos para esse fundo viriam das empresas do agronegócio, pois a União não suporta mais fazer tudo. "É um modelo mundial fundos dessa natureza", afirmou o ministro.

Roberto Rodrigues explicou que os recursos do fundo seriam utilizados para comprar ou encomendar pesquisas a qualquer organismo federal, estadual ou municipal vocacionado para uma área específica do setor agropecuário.

O ministro disse que o fundo privado para o desenvolvimento da pesquisa agropecuária funcionaria nos mesmos moldes do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (Fates) administrado pelas cooperativas, que destinam 5% do faturamento bruto mensal para financiar suas ações.