Lula inicia hoje, em Portugal, sua primeira visita de Estado

09/07/2003 - 15h08

Lisboa (09/07/2003) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia, hoje, em Portugal, sua primeira visita de Estado desde que assumiu a presidência. Até o próximo sábado, dia 12, o presidente Lula deve se encontrar com o Presidente português, Jorge Sampaio, com o primeiro – ministro, Durão Barroso, e com centrais sindicais portuguesas. Está prevista também uma conversa com representantes da comunidade brasileira no país.

Outros compromissos previstos são a deposição de flores no túmulo do escrito lusitano Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerônimos, e a entrega do Prêmio Luís de Camões ao escritor brasileiro Rubem Fonseca.

Na sexta-feira, dia 11, o Presidente participa da abertura de um Seminário Empresarial. A área econômica é de grande interesse para o governo brasileiro, já que hoje em dia Portugal é o quinto maior investidor no Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos, Espanha, Holanda e França.

Lula também vai visitar o sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organização formada por Brasil, Portugal, Cabo Verde, Timor Leste, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Angola.

A comitiva que acompanha o Presidente Lula a Portugal é formada pelos ministros da Cultura, Gilberto Gil, do Desenvolvimento e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, da Secretaria – Geral da Presidência, Luiz Dulci, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Tarso Genro, e das Relações Exteriores, Celso Amorim. O futuro embaixador do Brasil em Lisboa, o ex – deputado cearense Paes de Andrade também acompanha o Presidente. Ele deve assumir o cargo no dia 14 de agosto substituindo José Gregori.

No sábado o presidente Lula embarca para Londres, onde vai participar da Cúpula de Governança Progressiva. Antes de voltar ao Brasil, no próximo dia 16, o presidente ainda vai a Madri.

Lívia Veiga