Investimentos no Brasil representam 60% da internacionalização de capital de Portugal

09/07/2003 - 14h34

Brasília, 9/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Portugal se tornou um dos países que têm maior volume de investimento no Brasil. Segundo Mário Miranda, conselheiro de imprensa da embaixada portuguesa no Brasil, as relações comerciais são o maior fator de aproximação entre Brasil e Portugal. Nos últimos cinco anos os investimentos daquele país no mercado brasileiro representaram 60 % da internacionalização de sua economia, o que alcançou US$ 15 bilhões de dólares.

O principal investidor é a empresa Portugal Telecom, que participou na privatização dos serviços de telefonia fixa e móvel, e ainda em investimentos na geração e distribuição de energia.A construção da Usina Elétrica do Lajeado, no Tocantins, é outro exemplo do interesse de empresários portugueses no Brasil.

"Nossa expectativa agora é que empresários brasileiros comecem também a investir em Portugal", disse. Ele argumentou que Portugal deve ser visto como um portão de entrada para os negócios brasileiros e uma estratégia para se obter vantagens em relação ao Mercado Comum Europeu. Com a entrada, em maio do próximo ano, de dez novos países - Polônia, República Tcheca, Hungria, Eslovênia, Eslováquia, Chipre, Malta, Letônia, Estônia e Lituânia - a União Européia totalizará mais 75 milhões de pessoas.

Outro exemplo do interesse de Portugal no mercado brasileiro são os 31 vôos semanais mantidos pela companhia estatal portuguesa de aviação para o Brasil. "As linhas da TAP para capitais do Nordeste trazem 28% do turismo europeu para essa região do país", afirmou. Outro setor que atrai bastante o empresário português que quer investir no Brasil – principalmente no Nordeste - é a hotelaria. "Temos lá uma série de investimentos, e muitos acabam comprando casas e apartamentos para suas férias", disse.

Miranda informou que Portugal participa de muitos projetos de recuperação de monumentos históricos, por meio da Fundação Espírito Santo, na restauração de azulejos e de infra-estrutura básica dessas construções históricas e patrimoniais.

As exportações daquele país para o Brasil incluem o vinho, azeite e livros. Em contrapartida, Portugal compra soja, coco e frutas tropicais. "A viagem do presidente Lula deverá abrir novas perspectivas, tanto para mais investimentos bilaterais, quanto para intensificação de nossa balança comercial", afirmou.