Integrantes de movimentos populares invadem prédios públicos em Porto Alegre

09/07/2003 - 14h56

Porto Alegre, 9/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Integrantes dos movimentos populares Via Campesina e de Luta pela Moradia, do Rio Grande do Sul, invadiram esta manhã dois prédios públicos da capital. Dos 2.300 participantes das manifestações, um mil bloqueou o Centro Administrativo do Estado, impedindo a entrada dos funcionários, e os outros 1.300 acamparam na sede da Receita Federal no Estado.

Os manifestantes reivindicam do governo gaúcho o pagamento dos atrasados às cooperativas habitacionais; a aplicação de R$ 17 milhões previstos no orçamento deste ano para habitação; e a construção de novos apartamentos populares. Eles querem ainda que o governo Federal financie moradias por meio das cooperativas habitacionais, com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O acesso ao Centro Administrativo do Estado foi liberado depois que os manifestantes foram recebidos pelo chefe da Casa Civil, Alberto Oliveira, e pelo secretário de Habitação, Alceu Moreira, a quem entregaram as reivindicações. O prédio da Receita continua ocupado.