Gás do Brasil e da Bolívia vai permitir mudança da matriz energética

09/07/2003 - 16h34

Rio, 9/7/2003 (Agência Brasil – Abr) – O sucesso que a Petrobras vem obtendo com descobertas "significativas" de gás, principalmente na Bacia de Santos e na Bahia, vai permitir uma mudança na matriz energética brasileira. Até 2010, o gás vai responder por 10% da energia consumida no país. Essas descobertas vão facilitar as negociações que o Brasil vem mantendo com o governo boliviano para baratear o custo do gás e alongar os prazos para o ingresso do produto no mercado brasileiro. As informações foram dadas à Agência Brasil pelo diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer.

Ele acredita que as recentes descobertas de gás na Bacia de Santos vão possibilitar que se amplie a participação do gás na matriz energética brasileira e permitir a redução dos preços. Segundo ele, mesmo com a redução que se consiga na Bolívia, como o gás brasileiro está mais próximo do mercado consumidor, os custos para levar o produto ao mercado serão menores.
Sauer explicou que, fazendo-se um mix do gás brasileiro e do boliviano, é possível levar o produto às distribuidoras a um preço menor do que o que vigora atualmente. Segundo Sauer, o Brasil consome hoje cerca de 20 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Desse total, aproximadamente 13 milhões vêm da Bolívia e o restante das bacias de Campos, de Santos e do Nordeste do país.