Descobertas de gás em bacias brasileiras devem incrementar consumo

09/07/2003 - 16h39

Rio, 09 (Agência Brasil – Abr) – As recentes descobertas de gás pela Petrobras, principalmente na Bacia de Santos e na Bahia, podem permitir uma mudança na matriz energética brasileira, que deverá chegar a 2010 com o produto respondendo por 10% do nosso consumo de energia, aposta a Petrobras.

A descoberta na Bacia de Santos se deu em abril e foi a maior descoberta de gás já realizada na plataforma continental brasileira, com reservas da ordem de 70 bilhões de metros cúbicos ou cerca de 440 milhões de barris de óleo equivalente, aumentando em cerca de 30% as reservas provadas nacionais de gás natural, que hoje são de cerca de 231 bilhões de metros cúbicos.

"Esta descoberta, sem dúvida, facilitará as negociações que o Brasil vem mantendo com o governo boliviano para baratear o custo do gás e alongar os prazos para o ingresso do produto boliviano no mercado brasileiro". A afirmação é do diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer,

Lembrou, ainda, que fazendo uma mistura entre o gás brasileiro e o gás boliviano será possível chegar a um preço menor do que o que vigora atualmente. Isto vai gerar novas oportunidades de investimentos em infraestrutura e distribuição de gás, não só em projetos de co-geração, como também na substituição do diesel pelo gás veicular no transporte de passageiros – não só substituiria o diesel, mas também o GLP, a gasolina e o óleo combustível nas indústrias".

"É claro que as descobertas mudam o cenário: Nem o Brasil, nem a Petrobras precisam do gás boliviano para desenvolver o seu mercado de gás. Tanto o Brasil como a Petrobras, no entanto, querem o gás boliviano porque ele pode ser um fator de desenvolvimento do Brasil e da Bolívia, desde que se chegue a um acordo que consiga equilibrar os interesses comuns aos dois países. É este espírito de integração regional para a América Latina que se esta procurando buscar", disse o diretor.

Atualmente, o Brasil consome hoje em torno de 20 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, dos quais aproximadamente 13 milhões de metros cúbicos vêm da Bolívia e outros 12 milhões das Bacias de Campos e Santos e do Nordeste do país.