Comissão do Congresso vai apressar tramitação da reforma da Previdência

09/07/2003 - 19h52

Brasília, 9/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - As lideranças do governo decidiram hoje criar uma comissão de 11 deputados e 11 senadores, para acelerar a tramitação da reforma da Previdência, nas duas Casas. O objetivo é garantir o calendário que prevê a aprovação da reforma na Câmara e no Senado, até o fim do ano.

A decisão foi tomada em reunião entre líderes dos partidos da Câmara e do Senado, com os presidentes da duas Casas, João Paulo Cunha e José Sarney, respectivamente. A comissão será instalada às 16 horas de amanhã, no Senado.

Também nesta quinta-feira, às 16 horas, no Espaço Cultural da Câmara, os partidos governistas iniciam as reuniões, com o ministro das Previdência, Ricardo Berzoini e com a oposição para discutir mudanças na reforma. Em especial, a sugestão do Judiciário de que se mantenha a integralidade das aposentadorias, mediante o aumento da idade mínima, do tempo de contribuição e do período de permanecia no serviço público.

Na terça-feira (15), será a vez do PFL sentar à mesa com a base aliada e o ministro. Lideres dos partidos governistas afirmaram hoje, no final da tarde, após reunião com os líderes da oposição e com o ministro José Dirceu, que só apoiarão a proposta do Judiciário, depois que o governo apresentar o real impacto da mudança nas contas da Previdência. (Raquel Ribeiro e Marcos Chagas).