Brasília, 4/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O secretário de Ensino Superior do MEC, Carlos Roberto Antunes, anunciou a criação de uma comissão para avaliar a qualidade dos cursos oferecidos pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo). A decisão foi tomada após denúncia de deputados da Comissão de Educação da Câmara sobre a abertura de cursos em cidades fora do estado do Rio de Janeiro, sede da instituição.
De acordo com nota divulgada pelo secretário, a abertura de filiais está amparada em decisão judicial. "A decisão atribui à Universo a prerrogativa de abertura de campi em qualquer localidade em que a mantenedora desenvolva atividade, inibindo, expressamente, o MEC de agir em objeção a esse procedimento", explica a nota.
Antunes afirma ainda que, a pedido do MEC, a Advocacia-Geral da União já entrou com ação recisória dessa sentença. Como a secretaria está impedida de tomar qualquer providência para impedir o funcionamento dos cursos, ele quer que a comissão avalie as condições de abertura dos cursos e a realização de vestibulares, levando em consideração a qualidade do corpo docente, a infra-estrutura e a organização pedagógica.
Com mais de 30 mil estudantes, a universidade oferece cursos em Goiânia, Recife e Juiz de Fora. No Rio de Janeiro, a Universo funciona em São Gonçalo, Campos e Niterói.
A Universo realiza provas de vestibular neste domingo.