Brasília, 25/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os ministros do Planejamento, Guido Mantega, e da Integração Nacional, Ciro Gomes; as ministras e do Meio Ambiente, Marina Silva, e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, participam amanhã, 26, do I Seminário de Infra-Estrutura para o Desenvolvimento Sustentável, que acontece no Grand Bittar Hotel, em Brasília.
O evento é promovido pela Fundação Perseu Abramo, órgão de estudos e pesquisas do PT, e reúne representantes do governo, especialistas e empresários para discutir os gargalos da infra-estrutura no Brasil e propor soluções necessárias para sustentar a retomada do crescimento econômico e um programa de melhoria na distribuição de renda do brasileiro. As conclusões do seminário deverão subsidiar a elaboração do programa de investimentos do Governo, o PPA, a ser enviado ao Congresso Nacional até o final de agosto.
A partir das 9h, o ministro do Planejamento e o presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa, participarão da primeira parte do módulo em que se discutirá a situação atual e os principais gargalos da infra-estrutura brasileira e sul-americana. As discussões sobre esse módulo continuarão a partir das 10h30, com o ministro da Integração Nacional, o presidente BNDES, Carlos Lessa, e o consultor Renato Casali Pavan.
Desafios da globalização econômica; a proteção ambiental como condição do desenvolvimento; a eqüidade social como condição e finalidade do desenvolvimento; e a necessidade de um novo paradigma para a infra-estrutura do desenvolvimento são os temas da pauta na parte da tarde desta quinta-feira,26. Participam, a partir das 13h30, as ministras Matilde Ribeiro e Marina Silva, o secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Mário Mugnaini, e o presidente da Comissão Pastoral da Terra, Dom Tomás Balduíno. A segunda parte do painel será encerrada com as participações dos deputados Fernando Gabeira (PT-RJ) e Inácio Arruda (PC do B-CE)