Brasília, 1º/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Brasília sediará, a partir de terça-feira (3) e até dia 6, no Blue Tree Park Hotel, o "Simpósio Internacional de Combate ao Crime Organizado – Defesa da Ordem Democrática". A abertura oficial do simpósio será às 20h de amanhã (2), no Palácio do Itamaraty.
O encontro será restrito a um número estimado em 500 convidados, entre autoridades governamentais, especialistas e pós-graduados, brasileiros e estrangeiros, professores universitários, membros do Ministério Público e da magistratura, integrantes das agências de inteligência, membros das corporações policiais e outros órgãos da administração pública.
Durante o simpósio, eles examinarão as interações entre todos os aspectos do problema, representado por organizações criminosas, com o intuito de definir aqueles elementos que poderão contribuir para um melhor entendimento da situação gerada pelo poder paralelo instituído por estas organizações. A problemática do crime organizado deve ser encarada não apenas sob o prisma socioeconômico, mas também sob o aspecto regional, nacional e internacional. A partir daí, poderá ser dimensionado o real impacto na sociedade.
Um dos participantes do simpósio será Maurício Lobo, presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF) do governo do Rio de Janeiro. Ele falará sobre as agressões do crime organizado ao meio ambiente, como o tráfico clandestino de animais silvestres e a biopirataria.
Segundo estimativa do IEF, 25 mil espécies de plantas são usadas hoje para a produção de remédios, mercado que movimenta por ano US$ 320 bilhões. Já o tráfico de animais silvestres é considerado o terceiro maior comércio ilegal do mundo, movimentando anualmente cerca de
US$ 10 bilhões. (Com Paulo Virgílio, do Rio de Janeiro)