Lula: Agrishow demonstra que Brasil atingiu a maioridade

02/05/2003 - 20h57

Ribeirão Preto (SP), 02/05/2003 (Agência Brasil- ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, depois de visitar a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola (Agrishow 2003), que este tipo de evento é uma demonstração de que o Brasil está acreditando em si mesmo e que não deve nada a nenhum país do mundo em capacidade em produção e tecnologia na agricultura. "Acho que essa feira é um exemplo maior de que o Brasil atingiu a sua maioridade, encontrou a sua auto-estima", afirmou.

Em uma área de demonstração da Feira, o presidente Lula assistiu a uma demonstração de funcionamento de uma colheitadeira de feijão, cumprimentou os trabalhadores rurais que fizeram a colheita e fez questão de pegar o feijão colhido. Em seguida, Lula participou de um ato de reforço à Campanha de Erradicação da Febre Aftosa no país. Ele vacinou um touro da raça nelore contra a febre aftosa.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva percorreram os estandes instalados na feira num trem puxado por um trator. Num dos estandes, Lula parou para conhecer equipamentos de pulverização direcionados a trabalhadores rurais atendidos pelo Programa de Agricultura Familiar (Pronaf). As máquinas manuais e a motor poderão ser adquiridas pelos agricultores a preços baixos, variando entre R$ 500 e R$ 3.000. O tempo do presidente do estande foi reduzido por causa de uma forte chuva que caiu na região, obrigando ele e os demais convidados a seguirem para a tenda armada para as solenidades previstas.

O último compromisso do presidente Lula na Agrishow foi uma reunião com representantes dos setores sucro-alcooleiro, de café e de grãos, da qual também participaram os ministros, da Fazenda, Antonio Palocci, das Minas Energia, Dilma Rousseff, e da Agricultura, Roberto Rodrigues. No final do encontro que durou cerca de uma hora e meia, o governo se comprometeu a aumentar, a partir de 1º de junho, de 20% para 25% a mistura de álcool à gasolina, o que vai ajudar na redução do preço da gasolina e da poluição nos grandes centros.

A informação foi dada pelo chefe de gabinete do ministro da Agricultura, Célio Porto. Ele disse que o setor alcooleiro comprometeu-se a produzir neste ano 1,5 bilhão de litros de álcool a mais do que no ano passado, justamente para garantir o abastecimento normal, e que o governo pode aumentar a mistura sem comprometer o fornecimento do produto no país.

O presidente Lula, depois da visita a Agrishow, seguiu direto de helicóptero para a fazenda Santa Isabel, de propriedade do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Lula passa a noite lá, e na manhã deste sábado (03), viaja para Uberaba (MG), onde abre a Exposição de Gado Zebu, tradicional na região.