Mato Grosso do Sul pode ser pioneiro na erradicação do analfabetismo

30/04/2003 - 21h59

Brasília, 30/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Educação, Cristovam Buarque, e o governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio dos Santos (Zeca do PT), assinaram hoje, 30, em Campo Grande (MS), um convênio para a alfabetização de 40.194 jovens e adultos em 2003.
Na parceria, o Ministério da Educação repassa recursos para a formação dos alfabetizadores e paga o trabalho dos professores.

O professor recebe R$ 15,00 por aluno/mês durante todo o processo de alfabetização. Ficam sob a responsabilidade do governo de Mato Grosso do Sul, a oferta do ensino em salas de aula adequadas, confecção e reprodução do material didático e o transporte dos alunos. Neste caso, o governo do estado também se responsabiliza pela doação de óculos de grau para jovens e adultos, que precisarem desse recurso para o bom desempenho escolar.

Para o ministro, ao iniciar a alfabetização de 40 mil jovens e adultos este ano, o governador Zeca do PT mostra determinação de cumprir à risca o programa de erradicar o analfabetismo até o final de 2006. Dados do Censo de 2000 mostram que Mato Grosso do Sul tem 161 mil analfabetos. Se o governo alfabetizar, em média, 40 mil adultos por ano, até o final de 2006 a meta estará cumprida.

Com a formalização dessa parceria, explica o secretário de Erradicação do Analfabetismo, João Luiz Homem de Carvalho, o programa Brasil Alfabetizado, já colocou em sala de aula mais de um milhão de jovens e adultos. O segundo estado a assinar convênio com o MEC, o primeiro foi a Paraíba, o Mato Grosso do Sul pode ser pioneiro na erradicação do analfabetismo no País.

IDM