Integração Nacional e CGU trabalham juntos contra fraudes na Sudene

19/04/2003 - 19h35

Brasília, 19/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - Na primeira quinzena do próximo mês de maio, técnicos do Ministério da Integração Nacional e da Controladoria Geral da União (CGU) vão reunir-se em Brasília para implementar medidas destinadas ao rápido saneamento da carteira de projetos industriais e agropecuários da extinta Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Uma parte desses projetos tem fortes indícios de fraude.

Essa reunião é conseqüência da parceria celebrada, há dois meses, entre o Ministério da Integração Nacional e a CGU. Técnicos dos dois organismos vêm analisando, nos últimos dias, relatórios elaborados pela Controladoria Geral da União sobre dezenas de projetos incentivados pelo sistema Finor (Fundo de Investimentos do Nordeste).

Por causa dos indícios graves de irregularidades encontrados em vários desses projetos, foi suspensa a liberação de recursos do sistema de incentivos fiscais. A suspensão será mantida até que todas as dúvidas sejam esclarecidas, mas a determinação do ministro da Integração
Nacional, Ciro Gomes, é de que projetos comprovadamente fraudados sejam liminarmente cancelados e alijados do sistema Finor.

IDM