Florianópolis, 31/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), instalou hoje as duas primeiras secretarias de Desenvolvimento Regional - de São Miguel D´Oeste e Maravilha, ambas na região oeste - de um total de 29 que deverão estar funcionando até 15 de maio.
Para o governador, a instalação da Secretaria de São Miguel, sob o comando de João Carlos Fiorini, simbolizou a retomada da democracia na região fronteiriça. Em Maravilha, o novo secretário é o ex-prefeito Celso Maldaner, que tem como prioridades a pavimentação dos acessos para as cidades da microrregião e a agregação de valores aos produtos agrícolas.
A próxima secretaria a ser instalada será a de Chapecó, provavelmente na semana que vem, segundo o governador. Ligado a cada uma das 29 secretarias haverá um Conselho de Desenvolvimento Regional, que traçará as políticas e programas de desenvolvimento locais.
Cada Conselho contará com dois representantes da sociedade civil, prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores da microrregião. Até novembro, os conselhos deverão apresentar o Programa de Desenvolvimento Regional. As propostas servirão de subsídio para o governo do Estado delinear, até o início do próximo ano, o Projeto Catarinense de Desenvolvimento.