Turismo vai gerar 1,5 milhão de empregos em quatro anos

21/02/2003 - 21h02

Florianópolis, 21/2/2003 (Agência Brasil - ABr) - O desenvolvimento da atividade turística poderá gerar 1,5 milhão de empregos no país em quatro anos, segundo Secretário Nacional de Turismo, Milton Zuanaze, que participou hoje, em Florianópolis, de um encontro com 250 empresários catarinenses ligados ao setor. A proposta do governo federal é adotar um trabalho integrado com os 27 estados, e promover também as regiões do país. Ele destacou que nos últimos anos houve um avanço na constituição de uma política comum no Sul do Brasil, principalmente para os mercados norte-americano e europeu, citando os atrativos de lazer, negócios, eventos, ecoturismo, pesca, turismo rural e observação de pássaros e baleias.

"Estamos vivendo um novo momento com a criação do Ministério do Turismo. Temos que ser parceiros e aplicar bem os recursos naquilo que traga os resultados que estamos almejando", disse Zuanaze, destacando também que é preciso criar novos roteiros, valorizar os que já existem, e reforçar o turismo doméstico, oferecendo mais facilidades para as pessoas viajarem. A realização de pesquisas vai auxiliar na definição das estratégias e investimentos do setor.

O secretário disse que pretende estimular a vinda de turistas da América Latina. "A Embratur terá um papel de comercialização do turismo brasileiro, enquanto o Ministério cuidará da política do setor, parcerias, linhas de financiamento e de crédito", explicou. Milton Zuanaze pretende integrar outras áreas do governo para desenvolver o potencial turístico brasileiro. O setor poderá receber recursos de empresas como a Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.