Cristovam sugere grupo com propostas para a escola ideal

21/02/2003 - 20h46

Brasília, 21/2/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Educação, Cristovam Buarque, propôs hoje, 21, ao final da primeira fase de debates sobre a escola ideal com os membros do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), a criação de um grupo de trabalho tripartite - três membros do Consed, três da Undime e três do MEC - para, em 30 dias, apresentar propostas para a construção da escola ideal no Brasil.

Esse grupo, explicou o ministro, vai reunir as idéias surgidas no encontro conjunto MEC/Consed e outras experiências existentes no País para dar a partida imediatamente. Além disso, Cristovam fez outras propostas ao Conselho: a abertura de um canal permanente e direto do ministro com cada secretário para debater idéias, seja via e-mail, telefone ou carta; e a criação de cinco novos conselhos: um, com participação direta de representantes do Consed para elaborar, junto com o Ministério, o Plano Plurianual de Educação (PPA) 2004/2005; outro de administração e finanças para discutir questões de recursos; um Conselho de Educação Básica para tratar das áreas de ensino fundamental e médio; outro para trabalhar a Educação Superior; e outro conselho dedicado a cobrar do Ministério da Educação o cumprimento da meta de alfabetizar 20 milhões de jovens e adultos em quatro anos.

O ministro convidou, ainda, o Consed a trabalhar junto com a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) pela liberação de recursos do Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust) para equipar as escolas públicas de ensino médio com computadores, rede e Internet e treinar os professores no uso da tecnologia, no prazo mais curto possível.
Exposição - Para incentivar o avanço do debate e a identificação de experiências bem-sucedidas no ensino fundamental, rumo à escola ideal, Cristovam Buarque anunciou que quer fazer em Brasília, dentro de 12 meses, uma exposição nacional sobre "as boas coisas da Educação". A preparação da exposição começaria com o estado identificando entre seus municípios experiências de êxito sobre diferentes aspectos - formação de professores, alfabetização, freqüência escolar -, entre as quais escolheria uma para representá-lo.

Assim disse o ministro, veremos 27 belas experiências que, certamente, o Brasil vai passar a admirar e outras escolas vão se sentir motivas a ousar também. "Lembro a vocês que não podemos perder o momento de pensar no amanhã comprometidos com o hoje", destacou.
IDM