25/01/2003, Porto Alegre (Agência Brasil - AGBr) - Os governadores do sul do país assumiram o compromisso de dar sustentação ao governo para a aprovação das reformas tributária e previdenciária.
Essa reunião marca uma posição firme dos governadores, de que o PMDB tem compromisso com a governabilidade e, principalmente, com a aprovação de reformas estruturais que o país precisa, afirmou o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, após reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, os governadores de Santa Catarina, Luiz Henrique, e do Paraná, Roberto Requião, o presidente do PT, José Genoíno, e o deputado federal e senador eleito Aloízio Mercadante (PT/ SP).
De acordo com Dirceu, os governadores concordaram em votar as reformas ainda este ano. Segundo ele o país não pode continuar com a estrutura atual, tanto tributária como previdenciária, porque, deste modo, não haverá condições de se mudar a política econômica e fazer o país voltar a crescer. "Se nós iniciarmos esse processo de reformas, tenho certeza que vamos derrubar os juros e mesmo com uma situação adversa internacional vamos criar as condições para crescer, que evidentemente vai ajudar muito os estados", ressaltou Dirceu.
Outro assunto em debate foi a reunião que deve ser realizada com todos governadores do país no final de fevereiro. "Vamos dialogar com todos porque é importante constituir essa reforma", explicou.