Brasília, 5/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordenou às Forças Armadas que protejam as instalações da indústria petrolífera e garantiu o fornecimento de petróleo aos clientes estrangeiros da Venezuela, numa mensagem à nação difundida pela rádio e pela televisão. As informações são da Agência Lusa.
"Garanto a proteção pelas Forças Armadas. Dei instruções aos comandantes das zonas onde se encontram instalações petrolíferas - em Caracas e nos estados de Zulia, Falcón, Carabobo, Anzoátegui, Monagas, Barinas e Apure", especificou o chefe de estado venezuelano no quarto dia de uma greve geral organizada pela oposição.
De acordo com o presidente, a greve em curso consiste também em "um plano contra a indústria petrolífera", classificando como um "ato de pirataria" a ancoragem por grevistas de um petroleiro carregado com 280.000 barris de combustível, no canal do lago de Maracaibo (a cerca de 600 quilômetros a oeste da capital Caracas).
Chávez precisou que navios da Marinha de Guerra e aviões do Exército do Ar foram enviados para o lago de Maracaibo com o objetivo de recuperar o petroleiro.