Rio, 5/12/2002 (Agência Brasil - ABr) – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social entrega amanhã, em solenidade a ser realizada em seu auditório, o Prêmio Gestão Pública e Cidadania 2002, criado em 1995, em parceria com a Fundação Ford e a Fundação Getúlio Vargas. Este ano foram selecionados 20 finalistas entre os 1016 projetos inscritos em todo o país. O prêmio destaca programas, projetos e atividades da administração pública, municipal e estadual, e da organização dos povos indígenas, que representam práticas inovadoras para resolução de problemas sociais e necessidades comunitárias, com vistas à melhoria de vida da população.
A cerimônia será aberta pela diretora de Desenvolvimento Social do BNDES, Beatriz Azeredo. Os cinco melhores projetos serão conhecidos ao final do evento e receberão prêmio de R$ 20 mil cada, cabendo aos demais finalistas R$ 6 mil a cada. Durante a solenidade, serão lançados os livros "Banco de Dados 2002" e "Histórias de Um Brasil Que Funciona 2002", editados pela FGV com apoio do BNDES, que trazem, respectivamente, informações resumidas sobre os 1.016 projetos inscritos e sobre os 20 finalistas de forma mais detalhada.
Dos 20 projetos selecionados este ano, três são de São Paulo, dois, do Rio e dois, de Minas. Na região Nordeste, foram escolhidos cinco projetos, sendo três no Ceará, um na Bahia e um na Paraíba. A região Centro-Oeste apresenta dois finalistas, sendo um em Mato Grosso do Sul e outro em Goiás, enquanto a região Norte tem dois projetos de Roraima e a região Sul, quatro finalistas, dos quais dois são de Santa Catarina e dois do Rio Grande do Sul. A seleção e organização da premiação, no Brasil, são feitas pela FGV. O Prêmio é promovido pela Fundação Ford, nos Estados Unidos, desde 1988.