Barjas Negri inaugura fábrica de medicamentos em Pernambuco

05/12/2002 - 15h42

Recife, 5/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da saúde, Barjas Negri, inaugura na segunda-feira (9), na capital pernambucana, a nova fábrica de medicamentos sólidos do Laboratório Farmacéutico de Pernambuco, Lafepe. Participam da solenidade, o governador Jarbas Vasconcelos e o secretário estadual de saúde, Guilherme Robalinho. O empreendimento, iniciado em março deste ano, recebeu investimentos da ordem de R$ 11 milhões do Ministério da Saúde e do governo estadual.

Com a abertura da fábrica a produção de remédios do Laboratório pernambucano vai quadruplicar, passando dos atuais duzentos milhões de unidades ano, para um bilhão. Localizada no bairro de Dois Irmãos, a unidade tem 4.848m2. No local, vão funcionar os setores de produção de comprimidos e cápsulas, controle de qualidade e medicamentos antiretrovirais, destinados ao tratamento da Aids.

Segundo o presidente do Lafepe, Tito Lívio, a modernização possibilitará ao laboratório exportar produtos de qualidade a preços acessíveis. Ele disse que, em 2003, o laboratório receberá investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para o projeto de ampliação da fábrica de cremes, pomadas e injetáveis.