Prossegue no TSE vistoria de programas de informática

12/10/2002 - 16h24

Brasília, 12/10/2002 (Agência Brasil - ABr) - Prossegue hoje, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a vistoria que representantes de partidos políticos realizam nos programas de informática que serão utilizados nas urnas eletrônicas no segundo turno das eleições.

Desde ontem, e até amanhã (13), os representantes previamente credenciados analisam os ajustes necessários para adequar os programas de computador utilizados no primeiro turno às vptações do segundo turno, no próximo dia 27. As adaptações se referem à exclusão dos nomes dos candidatos aos cargos do Legislativo e à permanência somente do nome dos candidatos à Presidência e aos governos estaduais nos Estados em que nenhum candidato obteve maioria dos votos.

De acordo com o consultor de informática do TSE Osvaldo Catsumi, nestes três dias, será analisado também o sistema de transmissão dos boletins de urna que, no primeiro turno, exigiu a retransmissão de dados de 2% das 335 mil urnas utilizadas para as votações. Ele acredita que que o trabalho de análise do Setor de Informática do TSE, juntamente com o dos técnicos indicados pelos partidos políticos, irá permitir que a emissão de boletins, o recebimento das mensagens e o processamento de dados "fluam melhor no segundo turno".