Termina o I Fórum Empresarial dos Países de Língua Portuguesa

28/06/2002 - 20h49

Brasília, 28 (Agência Brasil - ABr) - O I Fórum Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi encerrado hoje (28), na cidade de Lisboa. O evento, que começou ontem, foi promovido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, com a colaboração do Ministério da Economia e da Associação para o Desenvolvimento Econômico e Cooperação (ELO). Participaram do fórum membros dos governos e outros representantes institucionais dos países da comunidade, empresários e associações empresariais, além de representantes da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (CNUCED) e da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Entre os temas do evento foram debatidos: a nova ordem mundial, a globalização e as novas regras do comércio mundial; o espaço econômico da CPLP: obstáculos ao desenvolvimento das relações econômicas empresariais; a cooperação empresarial, o investimento e o comércio nos setores das infra-estruturas e serviços, indústria e energia, turismo, agricultura e pesca; fortalecimento da cooperação empresarial no espaço da CPLP; uma visão e um programa para a CPLP.

Os participantes do encontro decidiram criar o Conselho Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Os principais objetivos deste conselho são promover contato mais estreito entre os empresários e associações empresariais dos países membros; identificar, analisar e elaborar propostas para problemas comuns aos governos da CPLP; promover a criação e o reforço de associações empresariais nos países da comunidade; suscitar o desenvolvimento de parcerias estratégicas; encontrar formas inovadoras de financiamento e aperfeiçoar as existentes; contribuir para a formação de recursos humanos nas áreas econômica e empresarial; e proceder ao levantamento sistematizado dos obstáculos ao desenvolvimento do comércio internacional de bens e serviços.

A elaboração dos estatutos do Conselho Empresarial, do seu plano de atividades e de financiamento será conduzida pela Associação para o Desenvolvimento Econômico e Cooperação (ELO), com o suporte dos representantes das associações ou entidades empresariais dos países membros da CPLP. Segundo informações da comunidade internacional, a elaboração dos estatutos deverá ser concluída a tempo de apresentá-los na Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que será realizado em Brasília nos dias 31 de julho e 1º de agosto.